sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Grávidas e lactantes podem fazer química nos cabelos?


Hoje em dia nós mulheres gostamos de nos cuidar, fazer as unhas, ir na academia, fazer dieta e cuidar dos cabelos principalmente... Sou daquele tipo de mulher que se o cabelo estiver feio não adianta eu usar a roupa mais bonita, que vou me achar feia!  Fico até mal-humorada. rsrs.
Porém se você escolheu realizar o lindo sonho de ser mamãe. Saiba que você terá que abrir mão de fazer química nos cabelos por um bom tempo.


Eu tive dois obstetras e nas primeiras consultas eu perguntei se poderia fazer química nos cabelos. E a resposta de ambos foi NÃO!
E porque não?
Para as grávidas não é ideal fazer nenhum tipo de química, escova progressiva (alisantes em geral) e tintura, principalmente nos três primeiros meses de gestação período importante onde ocorre a formação dos órgãos do bebê.
Alguns médicos dizem que depois dessa fase não tem problema algum fazer química nos cabelos, deste que seja com moderação, porém o uso da escova progressiva com formol é proibida durante toda a gravidez.
Meus médicos não deixaram eu fazer nada durante a gravidez, e confesso que eu também decidi não fazer nada para depois não ficar com a consciência pesada. Muitas grávidas fazem processos químicos nos cabelos e depois se arrependem com medo de que algo aconteça ao bebê.
Os primeiros meses pós parto são bem difíceis ainda estamos no adaptando a uma nova rotina, ficamos com baixa auto estima, nos sentimos feia. Ficamos com uma vontade louca de voltarmos a cuidar do visual.
Os médicos também não aconselham que as lactantes façam o uso de alisamentos principalmente a progressiva com o formol que pode passar para o leite materno e causar uma intoxicação no bebê.

Se você quer tingir as madeixas não use tinturas de efeito prolongado, pois elas contém chumbo ou amônia na composição. O que pode intoxicar o bebê.
Por isso mamães e futuras mamães o que nos resta é fazer escova (com secador), usar chapinha e fazer muita hidratação. Sei que não é fácil, a vontade de voltar a ficar bela, arrumar os cabelos é grande. Eu sinto essa vontade todos os dias. Mais ser mãe é isso abrir mão das nossas vontades em prol do nosso bem maior, nossos filhos crescendo fortes e saudáveis.



Um comentário:

  1. Josie,
    querida!
    Amei este post, é uma curiosidade minha há tempos, bem você sabe que alisar o cabelo não preciso, queria era enrolar por uns meses hehe
    Mas já sou viciada em pintar e descolorir... Acho a cor do meu cabelo natural muito sem graça.
    Quando eu engravidar eu posso usar tonalizante então? Se puder ficarei ruiva :D
    Beijos e parabéns ao novo blog que vai arrasar!

    ResponderExcluir